quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

A abordagem das diferentes àreas do conhecimento nos primeiros anos do Ensino Fundamental

http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/165702AnosiniciaisEF.pdf

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?item_id=5583&option=com_zoo&view=item

o texto propõe a refletir sobre as diferentes àreas do conhecimento e os primeiros anos do ensino fundamental, trazendo um relatorio de uma professora do segundo ano sobre um projeto desenvolvido na sua turma: Esse projeto foi desenvolvido quando um aluno levou para sala um pote cheio de largatas.A curiosidade tomou conta da turma,é a partir dessa curiosidade que a professora teve a idéia de elaborar esse projeto.As crianças começaram a registrar as observações diarias num papel, com desenhos e textos, falando sobre as largatas.Os alunos aprenderam as diferenças entre borboletas e mariposas, seus hábitos, sua alimentação além de compreender o ciclo de vida de cada uma.
Mas ese projeto não poderia ser desenvolvido se nao houvesse o acolhimento e a receptividade da professora.Este movimento de acolhimento mútuo foi possível pelas relações de troca e confiança estabelecidas no grupo.
O texto também destaca a importância de um planejamento cuidadoso que assegure o desenvolvimento de todas as àreas de conhecimento e refletir sobre essas diferenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário