A importância do portfolio
Uma das características a realçar no portfolio é a sua capacidade auto-reflexiva. O
portfolio é a concretização do difícil processo reflexivo, continuado e sempre inacabado, é
através deste que o aluno demonstrará a sua capacidade de auto-avaliação e reflexão
acerca da sua prática.
Segundo Sá-Chaves (2005, p:86) O portfolio revela a evidência tangível dos
processos resultados ou realizações e as competências que vão sendo atualizadas quando
a pessoa muda e cresce.
No entanto, o portfolio é mais do que uma simples colecção, caracterizando-se,
também, pela produção de reflexões sobre todos os aspectos que integram o processo de
formação (Bernardes & Miranda, 2003, p: 2003).
Tal como defende Villas-Boas (2006, p:114), O portfolio é um dos saberes a serem
incorporados por futuros profissionais de educação, que, por meio dele, não apenas
estudam sobre a avaliação, como normalmente se procede mas vivenciam práticas que
poderão adoptar nas escolas onde actuarão. Trabalha-se assim a teoria e a prática de
avaliação numa perspectiva emancipadora.
Pode afirmar-se que o portfolio tem uma dupla funcionalidade, na medida em que
pode assumir uma dimensão estruturante e organizadora, como assume uma função
reveladora e estimulante nos processos de desenvolvimento pessoal e profissional.
Portfolio: Estratégia Formativa e de Reflexão na Formação Inicial em Educação de Infância
Para Veiga Simão se utilizarmos o portfolio como metodologia
centrada na aprendizagem, antecipam-se mudanças de papeis, promoção das autoa-
avaliações, auto-aprendizagens através do estabelecimento de objectivos próprios e
consequentemente, planos de concretização, para que assim seja, é necessário uma
mudança de perspectiva pedagógica no sentido de fomentar a reflexão e o questionamento
do processo de ensino-aprendizagem, aumentando, também as cumplicidades entre os
diversos protagonistas.
Este instrumento possibilita um registo contínuo das aprendizagens, dos progressos e
das experiências, resultantes do exercício das actividades do estagiário.
O portfolio, para além de um instrumento de avaliação reflexiva para o aluno, é
utilizado na formação inicial como uma metodologia que tem como finalidade implementar e
facilitar os processos de reflexão sobre a prática pedagógica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário