quinta-feira, 29 de março de 2012

Linguagens infantis






O livro linguagens infantis outra forma de leitura  tem como foco de discussão a educação das crianças de 0 a 6 anos de idade e não o ensino.É composto de artigos que descrevem pesquisas,reflexões e experiências envolvendo as diferentes linguagens das crianças.
O prefácio do livro me chamou bastante atenção pois o autor desenvolve uma forma revolucionária de compreender o processo de aquisição da escrita. Enfatiza a necessidade de compreendermos o fenômeno da escrita com uma visão mais ampla, em que é necessário considerar que“[...] a escrita foi produzia pincipalmente em função da necessidade de registro da propriedade e do fluxo comércio.Desenvolveu-se e sofisticou-se á medida que a sociedade de classes,expandiu-se".Assim o autor destaca a idéia de que a escrita não tem somente a função de comunicação, pois surgiu com o poder,surgiu para garantir a posse,a propiedade, a diferença o controle da mercadoria, sendo muito tardia nas historias da cultura escrita utilização deste instrumento como veículo de comunicação.

Debate 1: Leitura com letras e sem letras na Educação infantil no norte da Itália.Nesse artigo Maria Cristina traz a experiência da rede publíca da educação infantil de bolonha, norte da Itália.No artigo a autora desenvolve com detalhes várias possibilidades que o livro oferece para as diferentes idades, desde crianças com idades de seis meses, dois anos, bem como com crianças maiores.
Alguns princípios têm orientado esse trabalho.Em primeiro lugar, o princípio da compreensão do que o livro é um instrumento de relacionamento.Em segundo lugar, a percepção de que o livro é um objeto a ser explorado e que ajuda a criança a inventar e construir outras historias.Em terceiro lugar, a compreensão de que o livro também é uma ocasião para criança viver aventuras emocionante que constituem a chave de acesso ao mundo da imaginação.

Debate 2:
Suely Amaral Mello desenvolve o artigo com o título: O processo de aquisição da escrita na Educação Infantil. A autora parte da idéia de que muito do trabalho que se tem desenvolvido com as crianças na Educação Infantil e noEnsinoFundamental,principalmente, no que se refere a aquisição da escrita, carece de uma base científica, assim busca nos estudos e conhecimentos de Vygotsky essas contribuições.
Ao longo do artigo Suely enumera e discute sugestões e atividades que no geral são vistas, na escola, como improdutivas, mas que “são essenciais para a formação da identidade, da inteligência e da personalidade da criança, além de constituírem as bases para a aquisição da escrita como um instrumento cultural complexo”(p. 24). A autora enfatiza a contribuição de Vygotsky, o qual pontua que para a realização destas atividades através das quais as crianças se apropriam da cultura, é necessário apontar o caráter ativo da criança que aprende.





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